

Em um mundo acelerado, as escolas também precisam respirar. Sementes de calma é uma formação inovadora que convida educadores a desacelerar, reconectar-se com o propósito de ensinar e cultivar ambientes onde a atenção, a empatia e a serenidade florescem.
Durante um dia e através de práticas de mindfulness, educação emocional e autocuidado, falaremos sobre a criação experiências de aprendizagem mais leves, conscientes e humanas, tanto para os alunos quanto para os professores.
Essa formação é pensada para escolas de Jardim de Infância e também Ensino Fundamental 1.
Descubra uma nova educação: viva, presente e de coração aberto.
Nossos Pilares
Nosso programa foi criado para apoiar docentes na missão de levar a educação emocional às crianças de forma sensível, lúdica e transformadora.
Acreditamos que cultivar emoções saudáveis desde cedo é a base para formar seres humanos mais conscientes, empáticos e equilibrados.

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Reconhecimento
É o primeiro passo. As crianças aprendem a perceber e nomear o que sentem — raiva, alegria, medo, tristeza ou surpresa — entendendo que todas as emoções são parte da vida. Quando o educador oferece recursos e linguagem para esse reconhecimento, ajuda os pequenos a desenvolver autoconhecimento e segurança interior.
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Expressão
É o segundo movimento. Depois de reconhecer, vem o compartilhar. Ensinar as crianças a expressarem o que sentem de forma respeitosa e criativa promove comunicação efetiva, vínculos mais fortes e ambientes de convivência mais harmoniosos.
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Calma
Nosso terceiro terceiro pilar. Através de práticas simples de respiração, atenção plena e relaxamento, as crianças aprendem a encontrar o seu centro, a desacelerar e a cuidar de si mesmas. A calma não é apenas silêncio externo, mas um estado de equilíbrio que nasce dentro.
Benefícios da Educação Emocional e Mindfulness nas escolas
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Foco e presença
As práticas de Mindfulness ajudam alunos e educadores a desenvolver concentração, atenção plena e clareza mental, melhorando a qualidade do aprendizado.
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Relações harmoniosas
A educação emocional fortalece a empatia, o respeito e a escuta entre alunos e professores, promovendo uma convivência mais positiva. Assim, a escola se torna um espaço mais seguro e harmonioso para todos.
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Ensino com propósito e leveza
A presença consciente transforma a rotina escolar em um espaço de crescimento humano, criativo e significativo.
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Calma e equilíbrio
Técnicas simples de respiração e autoconsciência reduzem a ansiedade e criam um ambiente escolar mais tranquilo e acolhedor.
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Autoconhecimento e empatia
Ao vivenciar práticas de autoconhecimento, os professores desenvolvem uma escuta mais sensível, aprendem a reconhecer seus próprios estados emocionais e ampliam sua capacidade de empatia.
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Formação integral do ser
Mais do que conteúdos, a escola passa a nutrir mentes e corações, preparando crianças e jovens para viverem com consciência, empatia e bem-estar.
Alguns temas trabalhados
Emoções básicas e suas funções
O cérebro da criança e a neurociência das emoções
Como falar sobre sentimentos na linguagem das crianças
Escuta consciente e empática
Neurodiversidade e práticas contemplativas
O valor do brincar como forma de expressão
Práticas de Mindfulness para crianças
Usando os jogos para acalmar o corpo e a mente
Afirmações positivas para fortalecer a autoestima
Compreendendo e acolhendo a ansiedade infantil
Recursos simples de relaxamento e respiração
A importância da natureza na regulação do sistema nervoso
O que as crianças estão falando...

Sobre nós
Amanda Lieuthier
Amanda Lieuthier foi apresentada à meditação aos 8 anos e, desde então, trilha um caminho de autoconhecimento e cuidado interior.
Em 2018, após vivenciar um burnout e um ano sabático, decidiu transformar sua trajetória: deixou a carreira de administradora para se dedicar a ensinar meditação para crianças.
Em 2020, tornou-se especialista em Alternativas para uma Nova Educação pela UFPR e, desde então, vem unindo meditação, educação emocional e práticas lúdicas em seu trabalho.
É idealizadora, em parceria com o ICM Graciosa, do projeto Medita Criança Quatro Barras, que já levou aulas semanais de meditação a mais de 400 crianças da rede municipal de Quatro Barras (PR).
Atua em escolas de Curitiba, além de oferecer aulas em pequenos grupos e para famílias, atendendo crianças a partir dos 3 anos. Também ministra cursos para famílias e educadores, com o propósito de tornar a meditação acessível, leve e significativa para todos.


Karen Schneider
Desde pequena, Karen Schneider sonhava em ser mãe e professora. Hoje, esse sonho é realidade: ela é mãe de Mar, de 9 anos, e professora de Yoga e Meditação para crianças, famílias e adultos.
Em 2012 formou-se como Instrutora de Yoga para adultos e iniciou um caminho de especialização em Yoga infantil. Desde 2020, vem criando recursos, produtos e oficinas que até hoje compartilha em suas formações de Yoga e Meditação Infantil.
Capacita professores de escolas e jardins de infância em toda a Argentina, e já viajou pelo país oferecendo cursos nos quais profissionais que trabalham com crianças vivenciam e aprendem ferramentas para apoiar o desenvolvimento emocional, corporal e mental dos pequenos por meio do Yoga e do Mindfulness.
Em 2018 lançou seu primeiro produto: um baralho de posturas e jogos para que escolas e lares integrem a prática lúdica do Yoga. Em 2020 lançou seu segundo produto com o mesmo propósito.
Em 2024 formou-se em Visão Extraocular, com o aval do Swiss Mindfulness Institute.
Atualmente, oferece aulas presenciais e on-line para crianças e adultos através de sua comunidade @meditaenpijama. Sua pesquisa e estudos seguem voltados para a importância do brincar como caminho para o bem-estar e a criatividade ao longo da vida.



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